quinta-feira, 10 de setembro de 2009

trace("arte na rua");

É, arte na rua.
desenho6.jpg

Porque isso pode ser considerado arte?

Porque vai exigir de quem está vendo a interpretação da imagem. Isso na rua não passa de um simples desenho no chão, ou alguém está realmente está caindo em um poço?
Na minha opinião, a única coisa que entrega a imagem é o artista olhando estranho pra câmera (aquilo é um sorriso...?)


A imaginação e capacidade do artista são as únicas coisas que podem limita-lo. E não precisa ser exatamente um quadro realista, como o primeiro.

Hahah... eu ia gostar de morar numa rua com essa faixa de pedestre.... =D
Isso vai exigir ainda um pouquinho mais de atenção de quem está vendo a imagem, para perceber que se trata de uma faixa de pedestre.

E porquê não, uma temática de jogo?

Ok, eu gostaria de morar NESSA rua.
Ainda coisas mais diversas...


Tudo isso que eu mostrei é bem diferente de pichação. Pichação é pegar um muro limpo e agradável de se ver e transformar em um monte de linhas e riscos. Não vai exigir interpretação de ninguém, porque o "autor" simplesmente não quis dizer NADA com os riscos. Só quis fazer riscos.
Essa é a maior diferença entre pichação e o "graffiti". Pichação é uma tentativa frustrada de uma mente ignorante de tentar colocar alguma coisa na sociedade que seja de sua autoria, por mais idiota e desagradável que fosse. Graffiti é colocar algo na sociedade algo que faça as pessoas refletirem, que exija interpretação e uma parcela de atenção e imaginação.

Isso sim, é arte na rua.
=D






terça-feira, 8 de setembro de 2009

var Assunto:Boolean = false;

(estude actionScript e você vai entender um pouquinho melhor os títulos dos posts =D)

NÃO ESTOU COM FALTA DE ASSUNTO! (tampouco estou carente!)
Só estou postando isso para tentar organizar um pouco melhor esse blog =P
Olhe bem, dedicação não faz mal a ninguém, mas também um pouco de organização ajuda pacas. Já começei o blog, e não pretendo parar. Mas vou começar a por "datas" para escrever os posts de determinados assuntos. Assim fica melhor para mim, e para você, dedicado leitor desse blog.

Então, resolvi que toda segunda-feira, vai haver algo postado aqui sobre a arte nos games, e quinta-feira vou sobre as diferentes manifestações da arte (leia-se: "gente que faz arte de uma maneira sem-noção"). É um bom horário para mim, e para você também! =D
Desse jeito, eu posso dar mais ênfase ao que eu quero nos posts. Isso não significa que não poderá haver alteração, só fiz isso para poder fazer o blog da melhor maneira o possível!

Esperem por incrementações... >=D

(e acessem meu projeto-paralelo-sem-noção-com-um-parceiro-mais-sem-noção-ainda, disponível nos links ao lado =])

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

trace("game over")


("sorry mario, the princess is in another castle")

Começando o meu post de estréia com um assunto polêmico:
Jogos são arte?

Bem, se você leu meu post de... erm... pré-estréia, completando a minha definição de arte, seria algo como "arte é tudo o que transmite uma mensagem aberta para interpretações, independente do meio ao qual é transmitida". Vou tentar desmontar essa definição:

Arte seria tudo aquilo que vai transmitir ao receptor (o cara que está lendo, vendo, jogando, etc...) uma mensagem, uma informação, que pode ser entendida como algo diferente para cada receptor. Uma poesia, por exemplo: dois caras podem entender coisas completamente diferentes da mesma poesia. Ou, lendo uma mesma poesia pela segunda vez, você pode entender coisas que não tinha percebido antes.

E aonde o game se encaixa?
Bem, o game SEMPRE vai transmitir uma mensagem. Inclusive puzzles, como Tetris, a mensagem pode ser "forme uma fileira com os bloquinhos". Essa mensagem é transmitida através da interatividade dos jogos, e vai ser entendida pelo receptor (jogador) de diferentes maneiras, a medida que ele melhorar no jogo e o nível de dificuldade do jogo aumentar. Diferentes jogadores também usaram de diferentes maneiras as peças de Tetris para seu melhor uso.

O assunto é complicado, e não vai terminar só neste post. Eu já escrevi em outro post o que pretendo fazer nesse blog, e afinal, eu também estou estudando o assunto. Qual a melhor maneira de aprender, senão ensinando? =D

Livro beeem recomendado: "A Theory of Fun for Game Design", por Raph Koster.

domingo, 6 de setembro de 2009

trace("42")

(42 é o sentido da vida no livro e filme "O Guia do Mochileiro das Galáxias")

Agora sim... estou no segundo post, e acabei de quebrar o paradigma a qual fui confinado! 8D
Seguinte, esse blog pretende falar sobre a "arte", suas formas, seus ramos e etc e tal.
De acordo com um cara batuta chamado Scott McCloud, arte seria "tudo aquilo que não esta ligado com reprodução e nem sobrevivencia". Isso é muita coisa. Mas uma definição menos generalizada da arte seria algo como "Qualquer coisa que deixe livres interpretaçoes, independente do meio ao qual se comunica". Eu prefiro essa definição de arte. Então, esse blog simplesmente tentará falar de tudo que é bacana o suficiente para chamar a minha atenção, que deixe livres interpretações, sendo um quadro, uma música, um jogo, um livro, um jogo, Tetris, um livro, ou Metal Gear Solid. Isso é algo relativamente difícil, mas eu sou relativamente meio sem-noção, então não acho que vai ser muito difícil tentar (e conseguir!). =DD

Sim, eu gosto de games.
8D

trace("Hello World!")

Quem entende de actionScript entendeu o título desse post.

Eu tenho que começar esse blog dizendo para que ele serve, né?

Hmm... Interessante...

Então eu NÃO vou começar assim!
=D
Porque?
Oras bolotas, eu não vou começar assim, porque simplesmente não quero!
Veja bem: já fiz vários blogs, poucos deles reeeealmente funcionaram. No máximo, viveram por alguns (2) meses. Então, meu primeiro post nesse blog, como um ato de radicalismo liberal e desenfreado, vai ser...
...
...
Procurar a palavra do dia de hoje!
E a palavra é...

Dasyuridae!


Parabéns Dasyuridae, e a todos os outros marsupiais da nova guiné! =D