segunda-feira, 7 de setembro de 2009

trace("game over")


("sorry mario, the princess is in another castle")

Começando o meu post de estréia com um assunto polêmico:
Jogos são arte?

Bem, se você leu meu post de... erm... pré-estréia, completando a minha definição de arte, seria algo como "arte é tudo o que transmite uma mensagem aberta para interpretações, independente do meio ao qual é transmitida". Vou tentar desmontar essa definição:

Arte seria tudo aquilo que vai transmitir ao receptor (o cara que está lendo, vendo, jogando, etc...) uma mensagem, uma informação, que pode ser entendida como algo diferente para cada receptor. Uma poesia, por exemplo: dois caras podem entender coisas completamente diferentes da mesma poesia. Ou, lendo uma mesma poesia pela segunda vez, você pode entender coisas que não tinha percebido antes.

E aonde o game se encaixa?
Bem, o game SEMPRE vai transmitir uma mensagem. Inclusive puzzles, como Tetris, a mensagem pode ser "forme uma fileira com os bloquinhos". Essa mensagem é transmitida através da interatividade dos jogos, e vai ser entendida pelo receptor (jogador) de diferentes maneiras, a medida que ele melhorar no jogo e o nível de dificuldade do jogo aumentar. Diferentes jogadores também usaram de diferentes maneiras as peças de Tetris para seu melhor uso.

O assunto é complicado, e não vai terminar só neste post. Eu já escrevi em outro post o que pretendo fazer nesse blog, e afinal, eu também estou estudando o assunto. Qual a melhor maneira de aprender, senão ensinando? =D

Livro beeem recomendado: "A Theory of Fun for Game Design", por Raph Koster.

Um comentário:

Comenta aí o que você achou do post! Quer uma mensagem privada? Então que tal mandar um e-mail pra mim dando alguma nova idéia pro blog? =D