quinta-feira, 1 de outubro de 2009

trace("Inspiração")

Um garoto japonês explorava os arredores e uma pequena cidade, quando encontrou uma caverna. Vencendo seus medos, pegou uma lamparina e seguiu em frente. Ele queria explorar o que tinha dentro da caverna. Na mesma hora, um outro garoto estava tentando pegar um louva-a-deus que estava na grama de seu quintal para faze-lo lutar com um gafanhoto.

Nascia no Japão duas das franquias de video-game que marcaram a história. Zelda e Pokémon.

Shigeru Miyamoto e Satoshi Tajiri (respectivamente, Zelda e Pokémon) são gênios? Visionários? Ou apenas estavam no lugar certo na hora certa?
Sem dúvida nenhuma, eles não são "apenas" designers. Não é fácil pegar uma idéia, coloca-la no papel, transformar em uma mecânica para virar em um jogo de sucesso revolucionário. Mas se eles não tivessem essas experiências na infância, como eles poderiam criar jogos como esses?

Em compensação, não é preciso ter uma experiência direta com a coisa para poder desenha-la no papel. Alexey Pajitnov não precisou ver blocos caírem do céu e se destruindo para criar tetris (apesar de que essa seria uma experiência interessante...). E mesmo assim, ele criou um dos maiores puzzles da história. Como isso pode acontecer??

Calma. Parte por parte. Primeiro, vamos definir o básico. O que é criatividade?
Criatividade NÃO É criar uma idéia do nada. Criatividade é a ligação de duas ou outras mais idéias. É você pegar duas imagens na sua cabeça, e transformar numa só. De um jeito ou de outro. A conclusão disso é simples: um ignorante tem uma criatividade limitada. Você precisa conhecer; explorar; cutucar; reter bastante experiências na massa cinzenta que seu crânio guarda com carinho. Quanto mais possibilidades de ligação você tiver, melhor.
Não foi só uma caverna que Miyamoto explorou. Ele explorou florestas, morros, lagos. Andou, viu, mexeu, ouviu. Tajiri não fez apenas um louva-a-deus brigar com um grilo. Ele colecionava insetos para poder ver eles brigarem. ISSO, sim, é treinar a criatividade.

Habilidade básica para se tornar um game designer, ou qualquer coisa que precise de criatividade: TENHA CURIOSIDADE. Não se limite apenas ao assunto; explore a sua volta. "Olhe para o lago e veja o reflexo do céu; Olhe para o céu, e veja um animal em uma nuvem; Procure o animal, e se lembre do lago.". Ter uma inspiração é consequência de olhar através do objeto, e enxergar a sua volta. Enxergar sua função e contexto na paisagem. É interpretação. É IMAGINAÇÃO. Já dizia Albert Einstein: "Imagination is more important than Knowledge" (Imaginação é mais importante que conhecimento). Não se limite aos pensamentos técnicos; use e abuse da imaginação para poder expandir sua lógica. Das melhores dúvidas que nascem as melhores respostas.

Quando você olhar para um vaso, e ele for sendo relacionado de elemento em elemento até chegar a uma história que a muito tempo você leu, e você acabar criando o roteiro de um filme usando apenas desses dois fatos, você vai ter uma inspiração. Até aonde vai a ligação que une os elementos em seu cérebro, aí vai depender de quão treinada é sua imaginação.


Ter uma inspiração não é questão de sorte ou coincidência. Não é algo matemático ou lógico.
Ter uma inspiração é arte.

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