quinta-feira, 29 de outubro de 2009

trace("Player Rullez")

Para quem não sabe, Runescape é um jogo online jogado em web browser, com o diferencial de sua grande quantidade de skills e em como eles estão ligados; por exemplo, para criar uma simples fogueira, você precisa usar o seu skill para cortar árvores primeiro, e daí sim criar uma fogueira usando o diferente tipo de madeira que você pode ter pegado da árvore.

E não faz muito tempo, foi lançado no Runescape uma atualização que contava com a "Grand Exchange". Esse era um centro de comércio, aonde os jogadores colocavam algo para vender com um determinado preço para todos os jogadores do mundo (leia-se: servers do jogo). Quem estivesse acessando o "Grand Exchange" compraria o item que quisesse colocando o preço que queria pagar pelo item, preço que contava com um valor mínimo e máximo para pagar.




"Porque raios você está explicando isso, (nobre e sensual) Henrique?" - Calma, eu já vou explicar.

O principal motivador desse Grand Exchange é que quem faz o comércio girar no jogo são os próprios jogadores. Eles que colocam o valor que querem no item que querem vender dentro da faixa de preço especificada. Quanto mais alto o preço do item que se vende, mais dificilmente as pessoas comprarão o seu item, se a demanda pelos itens for grande e a maior parte das pessoas resolverem colocar preços baixos. E o que aconteçe com a faixa de preço que eu mencionei lá em cima? Acompanha o valor do item!
Então, se eu começar a colocar preços baixos em um item e as pessoas começarem a comprar de mim, a faixa de preço do item vai diminuir, resultando na queda do valor do item no mercado interno do jogo! O inverso da coisa também aconteçe se o preço do item começar a aumentar!

Isso pode gerar situações um tanto inusitadas; por exemplo, o preço de um Amuleto de Safira, quando eu fui vender os meus (eles não prestam pra nada, mas fica um negócio azul estiloso no pescoço do seu personagem), girava em torno de 800 gp (gp = gold pieces, o dinheiro do jogo). Mas o Amuleto da Magia, que é na verdade um Amuleto de Safira encantado, custava 400 gp! Ou seja, você se esfolava pra conseguir o nível de magia necessário pra encantar o amuleto, comprava runas caríssimas, e se danava porque o Amuleto da Magia custava menos do que o Amuledo de Safira normal! Claro que, como o preço do Amuleto da Magia era menor que o do Amuleto de Safira, todo mundo prefiria comprar o Amuleto da Magia (foram longos dias tentando vender os malditos Amuletos de Safira até eu perceber isso).

Mas todo esse post não é só pra comentar sobre a "Grand Exchange". É pra falar sobre o controle que os jogadores de um determinado jogo tem sobre o próprio jogo! Sim! Nós, players, que nos esfolamos pra conseguir matar ratos e trolls, só para descobrir que para pegar uma maldita espada vagabunda, temos que passar por um minotauro e sua trupe de orcs (quem nunca jogou Tibia não sabe o que é uma espada vagabunda protegida por um minotauro e sua trupe de orcs). Nós, players, também controlamos o jogo. Tirando novamente o exemplo do Tibia; eu já vi montarem um grupo de players de diferentes níves e classes, todos com a mesma "roupa", para atacar uma das cidades do jogo. Resultado? Um dos PvP's (Player versus Player) mais caóticos que eu já vi. Aquele sim foi um dia divertido...

Mas aqui também vale influências de menor escala. Como por exemplo, dar uma nota para um determinado jogo em flash em sites como Kongregate, ou comentar sobre um jogo outro jogo em um fórum online. Nós, players, temos mais poder do que muitos imaginam. Basta ter originalidade na hora de jogar um jogo: pensar no que ele te ofereçe, e pensar no que você pode fazer com o que ele te ofereçe. É como se fosse um jogo em cima de outro jogo: uma brincadeira que se faz para podermos parar para pensar:

"O que será que aconteçe se eu tentar aumentar o preço do peixe no mercado?"

Ou...

"Será que eu posso tentar juntar um grupo grande de Players de nível baixo para realizar uma quest para players de nível alto?"

Ou melhor ainda...

"Galera grande + PvP na cidade = caos total"

E se seu personagem morrer quando você tentar fazer algo original no jogo, não se preocupe. É só um jogo. Você vai poder tentar de novo.

(Foi mesmo um dia divertido jogando Tibia. Quem reclama de Tibia porque os gráficos são pixelizados, tá perdendo uma boa oportunidade de se divertir.)

Um comentário:

  1. "lalala, tíbia é muito bom! Tem pixels, falta de profundidade e você anda deitado! Yaaay!"

    Brincadeira.
    Não, sério, tíbia fede.

    E eu me confundi na parte do amuleto de safira/amuleto de magia.

    E PVP = \,,/
    Sex, Drugs and PVP.

    ResponderExcluir

Comenta aí o que você achou do post! Quer uma mensagem privada? Então que tal mandar um e-mail pra mim dando alguma nova idéia pro blog? =D